Carne e osso
Resumo: Esse trabalho pretende relacionar os filósofos Maquiavel e Marx com o documentário “Carne e Osso” visto em sala de aula, onde retrata o sofrimento de trabalhadores que não recebem o acompanhamento médico necessário em frigoríficos de grande porte no país.
Palavras-chave: Filósofos; trabalhadores; frigoríficos.
1. Introdução Esse artigo tem como objetivo associar as teorias de Karl Marx e Nicolau Maquiavel com o documentário “Carne e Osso”. A empresa mostrada no documentário não dava nenhum tipo de assistência aos trabalhadores, sendo ela má e sempre visando o lucro a si mesmo. Assim como a teoria da Natureza Humana de Maquiavel.
Já os trabalhadores têm como o socialismo utópico de Karl Marx como doutrina sem mesmo perceber, já que a maioria sonha em uma sociedade, no caso a empresa, em que todos os trabalhadores são tratados da mesma forma. Porém nenhum deles indica sobre como seria possível alcançar plenamente.
2. Metodologia Primeiramente procurei o documentário para por assistir novamente e poder prestar atenção em pequenos detalhes e completar as anotações já feitas anteriormente. Em seguida procurei sobre os filósofos e suas principais teorias para me aprofundar nos assuntos e poder argumentar com mais clareza e coesão.
3. Resultados Em vários momentos do documentário, podemos notar o sofrimento dos operários tendo que fazer cortes rápidos e precisos em uma esteira que corre em uma velocidade rápida para ser acompanhada e mesmo assim os trabalhadores precisam vencê-la. Em outros momentos podemos observar a empresa defendendo seu ponto de vista onde alegam uma grande demanda e planejamento de admissão de mais funcionários, porém segundo relados a empresa não contrata um maior numero de funcionários.
4. Discussão O documentário relata o sofrimento de trabalhadores de um grande frigorífico, onde muitos deles sofrem de algum tipo de lesão causado pelo movimento repetitivo e a empresa dona do