Carnaval
Liliane Andreoli
Scheila
Vanessa Wenceslau
Vaniélle Wenceslau
Professor: Solange Adão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Artes Visuais (ART5060) – Prática do Módulo I
17/10/2011
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
Ritmo é a frequência de repetição de algum fenômeno. Assim, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
O ritmo é fundamental para a música, uma arte que ocorre no tempo. O ritmo está na constância (ou inconstância) dos acontecimentos musicais (isto é, das notas musicais ou batidas percussivas).
RITMOS
Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado...........
TIPOS DE RITMOS
Batuque: Ritmo trazido ao Brasil no século XVI, de Angola e Congo.
Consiste na mais antiga referência a uma dança brasileira.
É realizado em círculo e dele participam não apenas os dançarinos, mas também os músicos e os espectadores.
Danças Africanas,divertimento com acompanhamento de tambor ou de qualquer outro objeto funcionando como o tal.Rancho Carnavalesco, ritmizado por semelhante instrumento.
O mesmo que batucada .Qualquer das danças negras,acompanhadas por instrumentos de percursão.
Caxambu: É o batuque de negros do Estado de Minas Gerais. Assim como o