Carnaval na Suiça
Carnaval na Suiça
O carnaval suíço começa com a quarta-feira de cinzas, na madrugada escura. A iluminação pública é apagada e lanternas enormes ilustrando motivos políticos e sociais são iluminadas. Músicos com flautas e tambores passeiam pela cidade.
São "divididos", por estados (cantões), por línguas (francês/alemão), (italiano/alemão) e por religiões (região católica na época da Reformação ou protestante). Basiléia é protestante e aqui, o
Carnaval começa uma semana depois dos festejos já terem sidos realizados no resto do mundo.
Carnaval na Brasiléia
Na Basiléia, cidade suíça que fica na fronteira da França com a Alemanha, ocorre o maior carnaval do país, o Fasnacht que acontece nas segunda e terça feira seguintes à quarta-feira de cinzas. A festa começa na madrugada de segunda-feira com bandas, instrumentos de percussão e flautas. Todos se fantasiam, mascarados e com pequenas luzes nas cabeças, tocando músicas inusitadas.
Carnaval na Brasiléia
Carnaval na Brasiléia
Os grupos formam as bandas e desfilam a tarde, com temas escolhidos anteriormente, e satirizando um fato conhecido de todos. Os cortejos são compostos por pessoas fantasiadas, alegorias e máscaras gigantescas.
Durante os desfiles são distribuídos folhetos com textos em prosa e verso, que explicam os objetivos do grupo. Nas noites festivas ha também encenações feitas por pequenos grupos os schnitzel pangg que andam de bar em bar cantando e representando.
Carnaval na Brasiléia
Espécies de blocos de sujos, sem outro objetivo a não ser fazer barulho e brincar, saem desordenadamente pelas ruas estreita da cidade antiga na noite de terça-feira formando o “gassle” que só acaba às 4 horas da madrugada de quarta feira. Quando ocorre o carnaval, é inverno. E a temperatura média na cidade é de 5 graus.
Carnaval na Suiça
t
A
a l e
P
o d a g i r b
O
! o ã ç n
e