Carnaval do rio de janeiro
O termo Festa Junina tem duas explicações, a primeira é em função das festividades ocorrerem desde a sua origem no mês de junho, na segunda versão, a festa tem origem em homenagem a São João, comemorada em países católicos europeus e era chamada de Festa Joanina. Muito comum em Portugal e Espanha, a dança de fitas influenciou na tradicional quadrilha. E de origem chinesa veio a tradição da soltura e da queima de fogos, e esses elementos culturais com o passar dos tempos foram se misturando aos aspectos culturais brasileiro nas diversas regiões do país, regionalizando-se, tomando características particulares em cada região do país.
Embora sejam comemorados em todos os cantos do país, os festejos juninos, ganharam grande expressão na Região Nordeste onde se rende homenagem aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Turistas europeus, asiáticos e norte-americanos vêm ao Brasil prestigiar e acompanhar de perto os festejos, tornando-se comum suas presenças cada vez maior a cada ano, e estas visitas representam um importante momento econômico para o povo da região.
Os festejos são realizados nesta data em todo o país em decorrência do mês de junho ser a época da colheita do milho, cujos derivados são muito apreciados e consumidos durante os festejos, os doces, bolos e salgados derivam deste nutritivo alimento, onde encontramos a pamonha, milho verde, cural, canjica, cuzcuz, broa de fubá, pipoca e o bolo de milho doce e salgado entre outros comestíveis.
Além dos