Carnaval de salvador, cronologia
História do Carnaval de Salvador (Cronograma) *
Apresento a todos, alguns acontecimentos mais importantes do carnaval de Salvador com os 60 anos do Trio Elétrico e 25 de Axé Music comemorados neste ano de 2010, numa linha do tempo:
- 1938 - O músico e técnico de rádio Adolfo Nascimento (Dodô) e o músico e engenheiro mecânico Osmar Macedo se conheceram em uma rádio, tornando-se parceiros musicais e também integrantes de um conjunto criado por Dorival Caymmi (Os Três e Meio).
- 1942 - Dodô cria o pau elétrico que era um violão eletrizado, com cordas adaptadas para criar um som limpo, sem microfonia. Seria o embrião da futura guitarra elétrica.
- 1949 - Criação do primeiro bloco de Salvador - os Filhos de Gandhi - em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado no ano anterior.
- 1950 - Usando da amplificação do som de diversos instrumentos de corda e equipando um Ford 1929 (o Fobica) com caixas acústicas, Dodô e Osmar enfeitam o veículo (que seria o embrião do futuro trio elétrico) e desfilam pelas ruas de Salvador no carnaval conhecida como a "dupla elétrica".
- 1951 - Convidam o amigo e músico Temístocles Aragão, vindo a formar o primeiro "trio elétrico".
- 1952 - Descoberto pelo empresário Miguel Vita, o trio recebe patrocínio dos refrigerantes Fratelli e passa a usar um veículo grande com 8 auto-falantes, geradores e várias iluminações, ampliando sua criação, deixando o velho Fobica e passa a tocar nas ruas de Salvador (Campo Grande e Praça Castro Alves) e outros estados tocando frevos. Temístocles abandona o trio, mas o nome fica.
- 1953 - Ano em que foi fundado o Cordão Carnavalesco Filhos do Tororó, primeiro bloco de samba de Salvador e que logo se tornaria uma das mais tradicionais e premiadas escolas de samba na década de 1960, sob a presidência de Arnaldo Silva (Sêu Arnaldo), vindo a revelar um dos grandes cantores e compositores da Bahia: Ederaldo Gentil.
- 1957 - Criação da tradicional Escola de Samba Ritimistas