Carlota Joaquina
Filme Carlota Joaquina, a princesa do Brasil – 4 cenas relevantes.
1- O consumismo O filme nos mostra duas cenas, uma em que Carlota mostra a sua emprega os 1.000 pares de roupas e sapatos que tinha e a mesa farta de D. João contendo muitas aves e guloseimas. Hoje em dia pode-se ver o consumismo ainda desenfreado, a população gasta mais do que precisa em vestimenta, vivemos numa cultura onde os padrões sociais são medidos pelo que você veste para estar “dentro da sociedade” e ser integrada a ela , quando há necessitados que não possuem nem o que vestir. Há também o desperdício de comida exagerado, vemos isso em restaurantes, onde se não é aproveitado o que é consumido e acaba indo para o lixo, quando se poderia estar fazendo um trabalho social onde esses alimentados poderiam estar indo para instituições sociais para o auxilio ao próximo.
2- Desigualdade social Vemos cenas no filme em que Carlota maltrata a sua empregada, obriga ela a dizer que ela é a mais bela e que suas coisas são as melhores, se a empregada não faz o que ela quer acaba perdendo o emprego, e vemos também onde as melhores mercadorias iam para D. João . Nos dias atuais as atitudes não são muito diferentes, a classe mais alta acaba por criar um preconceito com as pessoas de classe mais pobre deixando para os mesmos “os restos” o que não utilizam mais, acaba entrando na cena de D. João onde para eles só se pode o que é bom e melhor, uma pessoa trabalhando na rua é vista como mendigo, bandido etc, quando na verdade só esta atrás de seu sustento.
3-Exploração do Poder
Vemos a cena em que a família real chega ao Brasil e as famílias que já habitavam as terras tiveram de ceder suas casas para que o Rei pudesse instalar a corte.
Nos dias de hoje temos como exemplo o políticos que abusam de seu poder para manipular o preço de mercadorias, combustível etc, também acabam por cometer irregularidades onde