Carlos Silva
Aprendizagem Baseada em Projetos
Carlos da Silva
Visto que tenho um computador na minha sala de aula e acesso ao laboratório de informática uma vez por semana, eu decidi usar centros de aprendizagem para ajudar os alunos a concluir um projeto recente sobre a água. Dividi os alunos em cinco grupos e criei cinco centros de aprendizagem. Os grupos trabalharam em cada centro durante 90 minutos. Finalizamos dois centros por dia. Para começar, distribuí os grupos da seguinte maneira:
Grupo 1 - leu um livro de ficção com um tema sobre a água, escreveu reflexões diárias e, em seguida, criou sua própria história.
Grupo 2 - realizou vários experimentos sobre a poluição da água, coletou dados e escreveu um relatório técnico.
Grupo 3 - criou um esquete, música, ou exposição sobre um tema da água.
Grupo 4 – formulou perguntas investigativas sobre o uso da água, coletou dados de outras salas de aula e, em seguida, organizou, analisou e resumiu seus resultados.
Grupo 5 – pesquisou as causas da poluição da água, fez anotações e emitiu um parecer.
Em seguida, os alunos elaboraram um artigo convincente para o blog da nossa sala, tentando convencer as pessoas a usar a água de forma racional.
Meu único computador se tornou o centro de pesquisa do Grupo 5. Criei um wiki para armazenar as orientações, tarefas, recursos iniciais, para os alunos começarem e uma página inicial para o trabalho dos mesmos.
Antes de utilizar o centro de pesquisa, passei um tempo ajudando os alunos a aprender como filtrar as informações e avaliar os sites.
Utilizamos organizadores gráficos para ilustrar e discutir por que diferentes fontes podem produzir informações diferentes.
Quando a classe foi para o laboratório de informática, eles aprenderam como usar um site social de gerenciamento de favoritos, a fim de que os membros individuais do grupo pudessem classificar, acrescentar notas e destaques, e enviar as informações um