Carlos Magno e os Doze Pares de França
A prosa medieval é um ciclo de histórias, geralmente de cavalaria, que dominaram o período medieval.
Lamina 3
As primeiras obras em prosa medieval são de cunho religiosa e didática, social e moral, tais como biografias de santos, lendas pias e regras monásticas e são classificadas por cronicões, hagiografias e livros de linhagens.
Lamina 4
A maioria das novelas de cavalaria portuguesas são traduções ou adaptações de novelas francesas ou inglesas, e fazem parte dos seguintes Ciclo Greco-Romano ou Clássico, Ciclo Carolíngio ou Frances e Ciclo Arturiano ou Bretão.
Lamina 5
A história de Carlos Magno e os doze pares forma escrita em cinco livros que descrevem todas as batalhas e feitos desses homens em honra do cristianismo.
Lamina 6
Os doze pares de França eram os homens de confiança do rei e esse nome foi dado por terem semelhança entre si, tanto nas habilidades nas batalhas e com armas quanto na lealdade com o rei.
Lamina 7
Carlos Magno era filho do rei Pepino e de Berta de Leon, Seu primeiro reinado foi em conjunto com seu irmão Carlomano. Durante o seu reinado, ele conquistou o Reino da Itália e foi coroado Imperador Augustus pelo papa Leão III em 800.
Lamina 8
Roldão, Conde de Cenobia, filho do Duque de Milão e de Berta, sobrinho do rei Carlos Magnum e principal guerreiro entre os doze pares.
Lamina 9
Oliveiros, filho do Duque de Regner de Hens. Era o melhor amigo de Rolando, sobrinho de Carlos Magno e sua irmã de Oliveiros, Auda, era prometida de Rolando.
Lamina 10
Ricarte, Duque de Normandia, era exímio estrategista em batalhas, já que vinha do noroeste da França que era frequentemente atacada por vikings.
Lamina 11
Gui de Borgonha, que casou com Flopires, filha de Balão e irmã de Ferrabrás, que ajudou os cavaleiros e resistirem na prisão lendo mantimentos.
Lamina 12
Guarin, duque de Lorena, guerreiro que foi aclamado como paladino devido às contínuas disputas batalhas para defender das ofensas germânicas.