Carlos Magno Coroa O
NOME DO ACONTECIMENTO
A coroação de Carlos Magno
ANO EM QUE OCORREU
25 de Dezembro de 800
DESCRIÇÃO DO ACONTECIMENTO
Em Dezembro de 800, Carlos foi largamente recompensado pela Igreja pelos serviços prestados, ao receber a coroa de imperador do Ocidente, sendo coroado pelo Papa Leão III e tornando-se imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
LOCAL EM QUE OCORRREU
Roma, Basílica de S.Pedro
FONTES HISTÓRICAS QUE NOS DÃO INFORMAÇÕES SOBRE O ACONTECIMENTO
Vários documentos históricos contêm informações sobre a coroação de Carlos Magno, entre estes encontram-se inúmeros documentos iconográficos como iluminuras e quadros feitos posteriormente e durante a época da coroação.
CONTEXTO EM QUE OCORREU O ACONTECIMENTO
Carlos Magno (742-814), rei entre 768 e 814 foi uma importante figura para o desenvolvimento da civilização romana medieval da Europa Ocidental. Após subir ao trono, unificou o reino e iniciou inúmeras campanhas militares, conquistando grande parte dos territories do antigo Império Romano Ocidental assim como novos territories, adquiriu estabilidade assim como um relativo desenvolvimento económico, Porém,ao derrotar is Lombardos, este obteu os favors da Igreja Católica, fazendo com que, em consequência, fosse coroado Imperados pelo Papa Leão III.
EFEITOS QUE O ACONTECIMENTO PRODUZIU
A coroação teve inúmeros efeitos, político, histórico e cultural, com incidência nos seguintes aspectos: - Foi-lhe reconhecido o título de imperador do Sacro Império Romano-Germânico e obteve suprema autoridade sobre o mundo cristão; - Foi-lhe instituído, assim como aos seus sucessores os títulos de legítimos herdeiros e representantes dos imperadores romanos. - Foi restaurado o Império Romano da Ocidente;
- Todo o Ocidente foi unificado sob um mesmo poder temporal (o dos reis Francos) e um mesmo poder espiritual (o dos papas em Roma).
OUTRAS NOTAS RELEVANTES
- Imediatamente após a coroação, Carlos Magno introduziu uma moeda, uma escrita e um sistema