Carlos Drummond De Andrade
Carlos Drummond de Andrade, é considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira do século XX. Sua carreira na poesia é, ou melhor, pode ser dividida em quatro fases. Cada uma delas é composta por obras que nos permitem acompanhar a evolução de seus temas e como via o mundo.
A 1ª fase, conhecida com "gauche" tem como características o pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Nota-se nesta fase um desencanto em relação ao mundo.
Características dessas obras: ironia, o humor e a linguagem coloquial.
A 2ª fase, chamada "fase social", é marcada pela vontade do poeta de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo.
A 3ª fase pode ser dividida em 2 momentos: poesia filosófica e poesia nominal.
Poesia Filosófica: textos que refletem sobre vários temas de preocupação universal como a vida e a morte.
Poesia Nominal: repletas de neologismos¹ e aliterações².
A fase final (o tempo das memórias)
Como o próprio nome já diz, as obras desta fase (década de 70 e 80), são cheias de recordações do poeta. Os temas infância e família são retomados e aprofundados além dos temas universais já discutidos anteriormente.
Curiosidade
Após a sua morte descobriu-se um conjunto de poemas eróticos que ele mantinha em segredo intitulado “O amor natural” (1992).
Complementos:
¹neologismo: Utilização de novas palavras, compostas a partir de outras que já existem, sendo na mesma língua ou não.
²aliteração: Repetição das mesmas sonoridades numa série de sílabas ou palavras.