CARLA BORTOLOTTO BONFANTE

1335 palavras 6 páginas
A TEORIA DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DE FRANCIS BACON

Carla G. Bortolotto Bonfante

Resumo: O presente artigo apresenta a história e as obras de Francis Bacon bem como a teoria do conhecimento em sua perspectiva. Será abordado o Empirismo que toma a experiência como guia, sendo considerado Bacon um dos iniciadores do pensamento moderno e empirista convicto. A ciência passou a representar um meio em busca de um fim, qual seja o domínio do homem sobre a natureza. Francis Bacon foi a mais poderosa inteligência dos tempos modernos reunindo as inteligências e iniciando o método experimental.
Palavras-chave: Francis Bacon, empirismo, conhecimento.

1-Introdução

O artigo terá como ênfase o entendimento acerca do empirismo e a teoria do conhecimento na perspectiva de Francis Bacon.
Francis Bacon foi chamado de “primeiro dos modernos e ultimo dos antigos”, inventor do método experimental, fundador da ciência moderna e do empirismo. Numa época na qual era impossível escrever a historia daquilo que os homens sabiam, Bacon traçou um mapa do que eles deveriam aprender e ainda criou à máxima “saber é poder”, esse principio tornou-se o fio condutor de sua vida e de sua atividade intelectual. Bacon viveu em uma época de movimento cultural intenso e sua atividade política foi-lhe de grande valia. Nascido durante o reino de Elizabeth I foi testemunha e participante nos setores econômico, social, cientifico, filosófico e religioso. Dentre as teorias de Francis Bacon discute-se uma problemática: como buscar o verdadeiro conhecimento a partir das teorias de Francis bacon?

2-Uma breve historia sobre empirismo.

Em linhas gerais, o empirismo significa uma posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, sobretudo nos campos da teoria do conhecimento. O termo é derivado do grego empeiria, significa a forma de saber, derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base na experiência permitindo a realização

Relacionados