carl rogers
PONTOS PRINCIPAIS DE PETER AN
A posição teórica de Rogers evoluiu através dos anos, ele e o primeiro a indicar em que mudou seu pensamento.Ele estimula os outros a testarem suas afirmações ao mesmo tempo que desencoraja a formação de uma” escola de pensamento”que se inspire em suas conclusões pessoais.
Uma premissa fundamental na teoria de Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. O construtor básico aqui apresentado estabelece uma estrutura através da qual as pessoas podem construir e modificar suas opiniões a respeito de si mesmas.
Na entrevista de PETER AN e Carl Rogers, PETER AN fala de medo,dor,frustrações,fracasso e perda;quando fala dos filhos que perdeu;ela não suportava a ideia que talvez põe motivo profissional,teria perdido os filhos.
No início PETER AN só falava de culpa , fracasso da experiência presente.
Carl Rogers usava as próprias palavras dela , para falar com ela.PETER relata que achou que seria frustrante,mas ao pouco percebeu que estava sinalizando ela mesma,podendo identificar o que estava sentindo e pensando;pois as vezes ela falava mas não pensava no que falou;e isso a fez compreender.
Quando Rogers volta as próprias palavras a PETER AN o intuito dele era de sentimentos subjacentes, de companhia pra ela se sentir liberada para progredir.
Há um campo de experiência único para cada indivíduo; este campo de experiência ou campo fenomenal contém tudo que se passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível a consciência, inclui eventos,percepções,sensações e impactos das quais as pessoas não teria consciência,mas poderia tomar se focalizasse nesses estímulos,é um mundo pessoal e privativo ou não corresponder a realidade objetiva.
Quando PETER AN dizia que sua mente falava que não era culpada pela morte (perda) de seus filhos e mesmo assim ela continuava se sentindo culpada, ela estava se