Carl Menger (1840-1921)
Carl Menger (1840-1921) Carl Menger foi um economista austríaco, fundador da escola austríaca. Desenvolveu uma teoria subjetiva do valor, a teoria da utilidade marginal, ligando-a à satisfação dos desejos humanos.
Para ele, as trocas ocorrem porque os indivíduos tem avaliações subjetivas diferentes de uma mesma mercadoria: toda a atividade econômica resulta simplesmente da conduta dos indivíduos e deve ser analisada a partir do consumo final, como uma pirâmide invertida.
Definição de valor para Menger: um bem tem valor pois satisfaz uma necessidade, sendo que esse valor deriva da necessidade que não seria satisfeita caso não tivessemos o bem. Valor é diferente de preço (que é determinado pelo mercado, dependendo assim, da concorrência e informação).
Menger foi professor de economia política na Universidade de Viena de 1873 a 1903. Sua obra mais importante, na qual desenvolveu sua teoria da utilidade marginal, é Die Grundsatze der Volkswirtschaftslehre de 1871. Também deixou contribuições no campo da teoria monetária e da metodologia das ciências humanas.
Nascimento: 23 de fevereiro de 1840,Nowy Sącz, Polónia
Falecimento: 26 de fevereiro de 1921,Viena, Áustria
Filho: Karl Menger
Educação: Universidade de Viena,Universidade Jaguelônica.
Introdução
O objetivo do trabalho é mostrar que o Marginalismo é um movimento econômico, surgido em 1870, que afirma que o preço final de qualquer produto é também determinado pela relação oferta/demanda, não somente pelo custo de produção, tal qual defendiam os economistas clássicos.A partir de 1870, o centro de preocupações de grande número de economistas se desloca,alguns autores chamam esse deslocamento de revolução marginalista porque a idéia central relatada é o chamado princípio marginal.
O que vale a esse movimento é a denominação marginalismo que mudou de modo significativo a orientação dos estudos econômicos,representou um instrumento rapidamente difundido, de explicar a influência