Carl marx
2- A ciência marxista é chamada de materialismo histórico.
a) Materialismo - significa que as condições de espaço e tempo (lugar geográfico, clima, época histórica, etc.) influenciam muito na maneira de pensar das pessoas. “Não é a consciência que determina a forma das pessoas agirem, mas ao contrário, a forma das pessoas agirem é que determina a consciência”. Isto significa que, quando uma pessoa trabalha, ela modifica o seu meio ambiente, mas também modifica a si mesma (o trabalho transforma a consciência).
b) Dialético - significa que existe uma contradição (uma luta entre forças opostas). “A história (escrita) da humanidade é a história da luta entre classes”, disseram Marx e Engels. No capitalismo há uma luta “invisível” entre burguesia (que oprime) e proletariado (que é oprimido). Esta é a primeira contradição do capitalismo. A segunda contradição do capitalismo é que os burgueses lutam entre si, disputam mercado, brigam, fazem guerras, mas ao mesmo tempo se unem para oprimir o proletariado. A terceira contradição do capitalismo é que tudo pode ser comercializado. Por exemplo: um filme com mensagem anti-capitalista pode ser vendido, gera lucro para o capitalismo. Um livro que fale mal da burguesia pode ser vendido e gerará lucro para a burguesia.
c) Histórico - significa que a ciência marxista se baseia em fatos históricos verificáveis e não em especulações.
Conceitos importantes no marxismo:
- Meios de produção
- Exército de reservas
- Mais-valia
- Alienação
- Ideologia
- Superestrutura
- Fetichismo
- Luta de classes: burguesia versus proletariado
- Reformistas
- Comunismo utópico
- Socialismo científico
Karl Marx e a história da exploração do homem
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é