Cariri
Sua precipitação pluviométrica está em torno de 1.500 mm anuais; o solo é pobre em nutrientes e rico em alumínio.
A vegetação inclui, principalmente, gramíneas, arbustos e árvores de troncos retorcidos, esparsamente distribuídas. A fauna inclui a ema, a anta, o lobo – guará, o tamandua, a paca, saúvas e cupins.
Caatinga. Ocupa grande parte do Nordeste. As temperaturas são elevadas, a umidade do ar e a pluviosidade são baixas; as chuvas ocorrem no inverno e podem acontecer prolongados períodos de seca.
O solo é fértil, porém superficial, não armazenando água. Os rios em geral são intermitentes: caudalosos na estação chuvosa, desaparecem na estação seca.
Entre as plantas mais encontradas estão a aroeira, o juazeiro , o umbuzeiro e o pau-ferro; entre os animais encontram-se serpentes, lagartos, tatupebas, asas-brancas, preás e gambas.
Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.É cercado por palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós, briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, tapiriria, andira, ananas, figueiras.A fauna é apresentada principalmente por tatu-canastra (risco de extinção), arara-azul-pequena (risco de extinção), muriqui, anta, onça-pintada (risco de extinção), jaguatirica e