Cariologia
A Cariologia constitui-se na área da Odontologia que se ocupa do estudo sobre a cárie dentária, no sentido de compreender suas causas e associações - como processo saúde-doença e o relacionamento entre os diversos fatores que a envolvem.
Apesar da tendência de declínio da cárie dentária, reportada na literatura, pode-se constatar aumento da incidência da doença com a idade e sua atividade não se limita a uma determinada faixa etária, podendo atingir crianças e adultos, dependendo das condições em que cada indivíduo se encontra em um dado momento.
Esse fato pode justificar a atual denominação de fatores como determinantes individuais e contextuais’ da cárie dentária e sua identificação torna-se fundamental para o direcionamento de métodos adequados para a prevenção e tratamento da doença.
O primeiro sinal clínico da cárie dentária caracteriza-se pela presença de manchas brancas na superfície do esmalte dentário, que podem ser observadas principalmente em pacientes jovens e portadores de aparelhos ortodônticos fixos (devido à dificuldade de higienização dos dentes) e em crianças, especialmente entre aquelas que utilizam a mamadeira durante a noite. Caso não seja controlada, a doença poderá evoluir para cavitações rasas ou profundas que podem levar, em algumas situações, à perda do dente.
Podemos observar, nas figuras a seguir, o processo de desenvolvimento da cárie dentária. A figura 1 demonstra a presença de lesões de manchas brancas (desmineralização do esmalte dentário) nos incisivos laterais, caninos e pré-molares, após a remoção de aparelho ortodôntico fixo.
É aceito e estabelecido universalmente que a cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e dieta dependente que produz desmineralização das estruturas dentárias.
No entanto, as teorias e conceitos sobre cárie dentária sofreram modificações ao longo dos anos, influenciados pelos novos conhecimentos baseados em evidências