Caricaturas getúlio vargas
Cada uma das Caricaturas revela a mudança de pensamentos e comportamento do Presidente Getúlio Vargas em cada época de seu governo. É fácil perceber que logo ao começar seu governo, sua face resplandecia amizade com a População. Mas ao final a face representa o governo do Estado Novo, a ditadura implantada pelo mesmo.
A Caricatura acima representa a atitude dos soldados gaúchos, ao amarrarem seus cavalos no obelisco no Rio de Janeiro. Este ato representou a tomada do poder federal pelas novas oligarquias. O evento ocorreu em 15 de Novembro de 1930.
Novamente uma imagem ilustra a mudança de comportamento, opções políticas e ideológicas de Getúlio Vargas. O presidente criava métodos que garantissem a sua imagem de um presidente que se preocupava com a população, isso quando o achava necessário conquistar a confiança.
Mas muitas vezes seus próprios interesses estavam em jogo, assim criava meios de se manter forte no poder, até mesmo através de golpes.
De acordo com a história, Getúlio Vargas para entrar no poder da presidência prometia diversos benefícios principalmente aos trabalhadores. Com a devida confiança dos eleitores ele tomou posse do governo. Mas ao cumprir suas promessas, ele mesmo as revogou.
Esta era a Nova Constituição onde se encontravam diversos benefícios a população, mas que foram cumpridos durante 1 ano, após esse período foram abolidas pelo presidente.
O presidente Getúlio Vargas, sempre mantinha a aparência de ser o “pai dos pobres”, ou seja, ele mantinha a aparência de ser um governador que somente se preocupava com os direitos da população.
Para isso era ele quem controlava toda a Imprensa. Getúlio organizava o que seus governados deveriam ou não saber sobre o governo do mesmo.