Cariacica
No final do século XVI e inicio do século XVII, os portugueses fizeram incursões pelo rio Jucu, partindo de Vila Velha, e foram atingindo o atual território de Cariacica. Assim foram formando fazendas de cana-de-açúcar e implantando engenhos. No século XVII os Jesuítas passaram a ocupar parte do território. Logo que chegaram, fundaram novas fazendas e engenhos. Em Maricará, a quatro quilômetros da sede do município, construíram um colégio que abrigava um convento. Como um dos mais importantes municípios integrantes da região denominada Grande Vitória, principalmente em termos populacionais, Cariacica tem sua formação geo-econômica datada do início da Colonização do Solo Espírito-Santense. Os engenhos de açúcar de que se tem notícia foram instalados em Roças Velhas, Ibiapaba, Maricará e Cauira. Através da influência dos Jesuítas, Cariacica também produzia algodão que abastecia as tecelagens para consumo próprio.
Em 25 de dezembro de 1890 Cariacica tornou-se município pelo governador do Estado Constante Sodré. Apesar dessa autonomia ter ocorrido nesta data, as comemorações são realizadas no dia 24 de junho, por ser o dia de São João Batista, padroeiro de Cariacica.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Possui uma área de 279,98 km², correspondente a 0,60 % do território estadual, limitando-se ao norte com Santa Leopoldina, ao sul com Viana, a leste com Vila Velha, Serra e Vitória e a oeste com Domingos Martins. A sede fica a 15 oito quilômetros da capital, Vitória.
A BANDEIRA de Cariacica A bandeira do município de Cariacica foi criada através do Projeto de Lei nº 09/72, constando de um retângulo verde e branco, contendo no centro o brasão do município composto de um elenco de cores: verde, amarelo, azul, branco e vermelho que representam os fatores da economia municipal alusivos à agricultura, pecuária e indústria.
CARIACICA: A CIDADE ONDE EU MORO! Existem quatro rios