cargos e salarios
SALARIO: Não é fator de motivação quando avaliado isoladamente, a troca fria de produção por salario não gera satisfação é apenas a recompensa justa pelo trabalho do funcionário.
Cargos e salários: o Plano de cargos e salários e o básico para todas as empresas, pois sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. Programas como carreira, treinamento, e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial, planejamento de pessoal precedem uma analise de cargos apurada. Crescimento para qual cargo? Treinamento e desenvolvimento em quais atividades e competências? Remuneração baseado em qual base de salário fixo? Sem estes planos o func. não acreditará em crescimento profissional ou ascensão profissional.
Planejamento para implantação de cargos e salários: A preocupação central da administração de cargos e salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo:
- equilíbrio interno: avalia corretamente os cargos e mantêm uma hierarquia este equilíbrio é importante pois os funcionários comparam seus salários.
- equilíbrio externo: adequa o funcionário ou colaborador com seu salário no mercado de trabalho e com os cargos ocupados das organizações similares, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades de manter e reter seus talentos profissionais.
A eficiência de um sistema de avaliação de cargos e administração de salários, repousa no desenvolvimento apropriado da descrição e especificação de cargos, pois estes fornecem o alicerce firme para a avaliação de cargos, da qual resultará da fixação de salários coerentes.
Etapas para a implantação do programa de cargos e salários: Planejamento e divulgação do plano; análise de cargos; avaliação dos cargos; pesquisa salarial; estrutura salarial; política salarial; política salarial; política de remuneração; carreiras profissionais; participação nos lucros ou resultados.
Analise de cargos :
Tarefa: é a atividade executada por um