Cargos salario e beneficios
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo de Glória de Dourados
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Administração de cargos, salários e benefícios.
Introdução
Salário motivação Motivação é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Dizer que uma pessoa está motivada significa dizer que esta pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para atingir seu ideal.
A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e autoidentidade.
A motivação dos empregados é um fator decisivo para a sobrevivência das empresas competitivas.
Considerando as teorias motivacionais modernas, com a questão salarial, como fator motivacional observou que, indiretamente, o salário contribui para a motivação em uma empresa, mas não é o mais importante, e podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
Pois as pessoas desejam dinheiro porque este o permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de autoestima e de auto realização.
O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais, para existir um ambiente motivador na empresa,