Cargos Em Uma Cozinha
Cozinheiro
A palavra cozinheiro é geralmente indicada a todos que trabalham na cozinha, mas como a cozinha é uma empresa e todas elas existem hierarquias foram denominados nomes específicos aos profissionais especificando sua hierarquia e suas funções.
Algumas cozinhas utilizam e denominam o cozinheiro como o único profissional do estabelecimento (geralmente pequenas cozinhas) que tem como principais funções a de organizar e supervisionar os serviços de refeições, auxiliando no planejamento de cardápios e elaborando o pré-preparo e a finalização de alimentos, observando métodos de cocção e padrões de qualidade.
Chefe de cozinha ou chefe executivo de cozinha, tecnólogo em gastronomia – Gastrólogo
Com a criação do curso superior de tecnologia em gastronomia, hoje o tecnólogo de gastronomia tem o diferencial de formar-se em uma instituição de ensino superior com uma bagagem de chefe de cozinha, mas como em qualquer profissão para que alcance o cargo de gestor é conveniente começar no início da carreira.
Criam e elaboram pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparação dos alimentos. Gerenciam brigadas de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. Podem gerenciar, ainda, os estoques e atuar na capacitação de funcionários.
Subchefe de cozinha
Substituir o chefe de cozinha quando necessário, receber e controlar as mercadorias solicitadas, cuidar da higiene nos locais de trabalho, supervisionar a qualidade da alimentação dos empregados, ocupar-se dos preparativos da cozinha no início das atividades, supervisionar o fechamento da cozinha.
Aboyeur - Receber comandas, falar com voz mais alta ou como é utilizado na terminologia da cozinha “cantar” os pedidos para os diversos setores que são entregues pelos profissionais do restaurante.
Boulanger ou Padeiro - Especialista em pães e também alguns tipos de massas, conhecedor também da confeitaria. Especialidade panificação.
Entremetier - Preparar sopas, guarnições,