cargill
O que é uma bolsa de valores?
É uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registros, compensações e liquidação, atuando principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.
Ela também oferece ampla gama de produtos e serviços, tais como: negociações de ações, títulos de renda fixa, cambio pronto e contratos derivativos referencia em ações, ativos financeiros, índices, taxas, moedas, mercadorias, entre outros; listagem de empresas e outros emissores de valores mobiliários; depositária de ativos; empréstimos de títulos; e licença de software.
O que são ações numa bolsa de valores?
É a menor parte do capital de uma empresa, ou seja, um pequeno pedaço dela. Quem compra uma ação, torna-se um pequeno sócio da empresa.
Existem tipos de ações como: Ordinária Nominal (ON) - que dá direito a voto em assembléia sobre definições da empresa. Preferência Nominal (PN) - que não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.
As empresas dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente. Os dividendos dados a quem tem ONs nem sempre são iguais aos que tem PNs. Nesses casos, a preferência nominativas recebem valores maiores, além disso, as PNs são vendidas e compradas com maior facilidade, porem, algumas empresas só disponibilizam ações ON.
Como investir em ações? As ações são negociadas nas bolsas de valores. No Brasil, temos a BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo).
Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitadas pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).
As ações podem ser