Cargas eletricas
Objetivo
Verificar a existência de cargas elétricas, a existência de dois tipos e a forma de interação entre elas.
Introdução Teórica
Apresentamos uma nova propriedade fundamental da matéria, a carga elétrica, que é percebida pelo aparecimento de uma interação entre corpos carregados, a interação eletromagnética. Com a descoberta do átomo, constatou-se que as cargas elétricas são propriedades das partículas que o constituem.
Sucessivas descobertas ao longo dos séculos levaram Du Fay a enunciar a lei das atrações e repulsões elétricas: existem apenas dois tipos de cargas elétricas. Cargas de mesmo tipo se repelem e cargas de tipos diferentes se atraem.
Benjamin Franklin denominou as cargas de positiva e negativa.
A Lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre corpos carregados é diretamente proporcional à carga de cada corpo e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.
Eletricamente falando, as substâncias dividem-se em: Condutoras (materiais que possuem elétrons livres e permitem a passagem de carga elétrica através deles) e Isolantes (não permitem a movimentação de cargas elétricas).
Processos de eletrização
Eletrização por Atrito
Ao atritar corpos feitos de diferentes materiais, aproximamos seus átomos o suficiente e fornecemos energia para que o menos eletronegativo transfira elétrons para o mais eletronegativo. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
Eletrização por Contato
É um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
Eletrização por Indução
A indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça