Cargas eletricas
Cargas Elétricas
Neste capítulo estudaremos uma nova propriedade da matéria conhecida como “carga elétrica” (q). • Descreveremos as seguintes propriedades da carga: -Tipos de cargas elétricas -Forças entre duas cargas (lei de Coulomb) -Carga Quantizada -Carga Conservada
1
Empiricamente se conhecia desde os tempos antigos que se um âmbar fosse esfregado em um pano adquiria a propriedade de atrais objetos como penas.. Esse fenômeno foi atribuído a uma nova propriedade da matéria chamado “carga elétrica” (elétron=âmbar, no grego). Mais experimentos mostraram que existem dois tipos distintos de carga elétrica: positiva e negativa (termos usados por Benjamin Franklin). Quando esfregamos uma seda no bastão de vidro, ambos adquirem carga elétrica. O sinal da carga no bastão de vidro é definido como positivo. Quando friccionamos um bastão de plástico com um pedaço de lã, ambos adquirem carga elétrica. O sinal da carga no bastão de plástico é definido como negativo. • Temos informações suficientes para determinar o sinal de todas as outras cargas na natureza?
2
•
Temos informações suficientes para determinar o sinal de todas as outras cargas na natureza? Para responder essa questão precisamos de mais informações. Experimentos com objetos carregados mostram que:
•
1. Cargas com o mesmo sinal(ambos positivos ou ambos negativos) se repelem (Fig.a). 2. Cargas de sinais opostos se atraem (Fig.b). Vamos expressar essa regra em termos matemáticos, na “lei de Coulomb” da força eletrostática (ou força elétrica) entre duas cargas. Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.
3
receita:
Força repulsiva
Carregamos um bastão de vidro friccionando uma das extremidades com um pedaço de seda, o vidro perde uma pequena parte de suas cargas negativas. Quando aproximamos do bastão outro bastão eletricamente carregado, sofrem repulsão, cada bastão é submetido a uma força que tende a afastá-lo do outro bastão. Caso