CARGA
Perda de carga é um termo genérico designativo do consumo de energia desprendido de um fluido para vencer as resistências ao escoamento.
A principal utilização da perda de carga é em instalações hidráulicas, como exemplo podemos citar instalações de bombeamento, quanto maior a perda de carga, maior será o consumo de energia da bomba. Para um estimativo real do consumo de energia, é necessário que o cálculo das perdas seja o mais preciso possível. Fatores podem afetar este escoamento, como: rugosidade do material, densidade, velocidade, diâmetro, etc.
As perdas de carga se dividem em duas classificações:
• Perda de carga contínua ou distribuída (hf): é ocasionada pela resistência oferecida ao escoamento do fluído ao longo da tubulação. Quanto maior o comprimento do tubo, maior será a perda de carga. Quanto menor o diâmetro, maior também será a perda de carga.
• Perda de carga acidental ou localizada (ha): ocorre todas as vezes que sobrevém uma mudança no valor da velocidade e na direção da velocidade, por exemplo, variações causadas pelas peças necessárias para a montagem da tubulação.
Nos experimentos realizados, calculamos as perdas de carga em três tubulações com perfis distintos.
2. OBJETIVO GERAL
Avaliar a perda de carga total em um trecho de tubulação de uma forma analítica e experimental.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A prática realizada tem como objetivo demonstrar estudos realizados em sala de aula, de forma mais objetiva e clara. Demostrando ao final o valor da perda de carga.
3. MATERIAIS
• 02 ‘ T ’;
• 02 Conectores;
• 02 Uniões;
• 01 Válvula