Carga Eletrica
QUÍMICA ORGÂNICA
ESTUDO DO CARBONO
NOME: Júlia Zucolotto
TURMA: 301
NOVO HAMBURGO,2015
INTRODUÇÃO
CARBONO, elemento químico de número atômico 6, massa atômica 12 e símbolo C, do IV grupo da tabela periódica. Ocorre de forma abundante na crosta terrestre, quer em estado mais ou menos puro,como no diamente, grafite e carvão minerais, quer em compostos, como no anídrido carbônico, carbonatos, petróleos e em todos os seres do reino orgânico.
A Química Orgânica é o ramo da química que se ocupa exclusivamente do estudo do carbono e de seus compostos, isto não quer dizer que não existam compostos carbônicos inorgânicos, estão presente em todo o reino animal e vegetal formando os compostos essenciais para a vida. Em minerais, este se encontra na forma carbonatos, carbetos e bicarbonatos.
CADEIAS CARBÔNICAS
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
As cadeias carbônicas, ou seja, as moléculas de qualquer composto orgânico que são formadas pelo conjunto de todos os átomos de carbono e heteroátomos, podem ser classificadas de acordo com vários critérios.
1- Quanto ao fechamento da cadeia:
Cadeia aberta, acíclica ou alifática: uma cadeia aberta é aquela que possui pelo menos duas extremidades ou pontas, não há nenhum encadeamento, fechamento, ciclo ou anel nela. Exemplos:
Cadeia fechada ou cíclica: não possui nenhuma extremidade ou ponta, seus átomos são unidos, fechando a cadeia e formando um encadeamento, ciclo, núcleo ou anel. Exemplos:
Cadeia mista: apresenta tanto uma parte da cadeia fechada quanto uma parte aberta. :
2 – Quanto à disposição dos átomos de carbono na cadeia carbônica:
Cadeia normal, reta ou linear: ocorre quando só existem carbonos primários e secundários na cadeia. Estando em uma única sequência, geram apenas duas extremidades ou