Carencia de mão de Obra em TI
Um dos grandes problemas do Brasil é o ensino de baixa qualidade desde o início. Faltam conhecimentos básicos de ciências em geral, principalmente matemática na área de cursos de T.I. É necessária uma grande reformulação na educação principalmente a pública. A formação necessária para a mão-de-obra nacional abrange todos os níveis e categorias, “desde aprendizes até especialistas”.
2. Desenvolvimento do tema
Conscientizar as pessoas do quanto é importante a educação para a profissionalização, uma vez que realmente existe a necessidade do governo em investir fortemente na educação, a qual vem crescendo nos últimos anos, mas não o suficiente para suprir a necessidade do país.
4. Certificações em TI
O momento é propício para profissionais de TI que estão se preparando para dar um upgrade na carreira em 2014. A pressão para que as empresas invistam em tecnologias mais avançadas vai abrir oportunidade para especialistas que estejam em linha com as necessidades do mercado. Novos cargos devem ser criados e alguns talentos serão mais disputados, com perspectivas de valorização salarial.
Projeções de consultorias em RH como Michael Page, Hays, Randstad Technologies, Robert Half e CTPartner sinalizam que o mercado de trabalho na área de TI continuará aquecido no próximo ano. Pesquisas e guias de salários para 2014, divulgados por essas empresas, apontam aumento das contratações e das remunerações para talentos qualificados.
“Das 700 empresas que entrevistamos para o nosso guia salarial, 60% disseram que vão fazer contratações em 2014”, afirma Caroline Cadorin, gerente de TI na Hays.
Como resultado disso, alguns profissionais serão mais valorizados em 2014, especialmente em indústrias de web e serviços. O Guia de Salários da Robert Half revela que especialistas em ERP, por exemplo, poderão ser reajustados em até 44%.
Caroline aponta que profissionais com conhecimento de bancos de dados, redes móveis, infraestrutura, segurança