CARDOSO, Ciro Flamarion S., Será A História Uma Ciência?
Curso: História Licenciatura – Disciplina: Redação Cientifica – Docente: Profª Drª Cecília Moreira Soares
CARDOSO, Ciro Flamarion S., Será A História Uma Ciência? , Brasilense, São Paulo, 1981.
Ciro Flamarion Cardoso formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor pela Universidade de Paris, lecionou na Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Federal do Rio de Janeiro, segue a vertente marxista.
O texto tem como objetivo discutir a respeito sobre a cientificidade da História. O autor desenvolve o texto apresentando ideias que se contrapõe acerca da cientificidade da História. A respeito de cientificidade o autor mostra a visão de historiadores neopositivistas, marxistas e integrantes do grupo dos Annales.
Flamarion expõe que os neopositivistas não consideram Historia como ciência, isso pode ser visto em: “Segundo Popper, só em Matemática e em Lógica- ciências formais cujos objetos de estudos são ideias (por exemplo, números, formulas, figuras geométricas) é possível provar algo com absoluta certeza. Em todas as outras ciências chamadas “factuais” em oposição as “formais”) as teorias que as integram se caracterizam por ter consequências que, pela observação e/ou pelo experimento, podem ser falsificadas (isto é podem ser eventualmente refutadas).” Pág. 7. E em: “Para o Neopositivismo, a síntese cientifica ou visão de conjunto na ciência, só pode ser o resultado de uma manipulação elementar ao nível das percepções dos dados empíricos.” Pág. 24.
Na perspectiva marxista o autor cita que para os mesmos a História é uma ciência, citação que pode ser observada em: “E se mudássemos radicalmente de perspectiva filosófica? Nada poderia ser mais oposto ao neopositivismo em matéria de Filosofia da ciência, do que o marxismo. Não há dúvida alguma que para K. Marx e F. Engels, os fundadores do marxismo, a Historia passa a ser