CARDIOVERS O
Conceito
Procedimento terapêutico que visa a restauração do ritmo sinusal,pode ser feito usando um choque de enegia (cardioversão elétrica) ou medicamento (cardioversão quimica).
O que é cardioversão elétrica?
É um procedimento utilizado para converter um ritmo irregular e/ou rápido num ritmo normal por meio de um choque elétrico no tórax. É um procedimento na maioria das vezes eletivo, em que se aplica o choque elétrico de maneira SINCRONIZADA, ou seja, o paciente deve estar monitorado no cardioversor.
Este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário.
Equipamentos e materiais:
Desfibrilador/ cardioversor
Desfibrilador/ cardioversor
Gel condutor
Analgésico e sedativo
Carro emergência equipado com drogas de emergência, material intubação e Ambu
Material aspiração
Oxigênio
Material marca passo
Quando é necessário realizar uma cardioversão elétrica?
A cardioversão elétrica está indicada nos pacientes com ritmos rápidos que proporcionam risco de vida (taquicardia ventricular), quando esses causam sintomas graves (desmaios, pressão baixa, angina, falta de ar importante) ou quando as medicações falharam em restaurar o ritmo normal.
Indicações:
Fibrilação atrial (FA persistente)
Fluter atrial
Taquicardia atrial
Qual o preparo necessário para uma cardioversão elétrica?
Em alguns casos, quando há risco de vida ou sintomas graves, a cardioversão elétrica é realizada em caráter de urgência e preparo algum pode ser realizado.
Nos casos de cardioversão programada é necessário:
• Ficar em jejum por no mínimo 6 horas.
• Se for diabético, não tomar as medicações orais para o diabetes.
• Não parar de tomar o anticoagulante - warfarin (Coumadin® e Marevan®). Checar o TAP com INR regularmente com seu médico antes de programar a cardioversão.
• Usar roupas leves. Não levar ou jóias ou pertences de valor para o hospital
• Informar ao seu médico se for portador de