Cardiovascular
Conceito
A insuficiência cardíaca é o comprometimento da capacidade do coração de suprir as necessidades do organismo. O bombeamento de sangue para os outros órgãos é prejudicado, e uma série de sintomas, como o cansaço frequente, começa a aparecer. O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca. Não é uma doença do coração por si só. É uma incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como consequência de outras enfermidades, do próprio coração ou de outros órgãos.
Mais comum em idosos – 80% das internações são de pessoas com mais de 65 anos, a doença acomete todas as idades. A prevalência é maior em pacientes com faixa etária elevada porque na maioria das vezes a insuficiência está relacionada a outras disfunções cardíacas, como hipertensão e infarto e doenças metabólicas, autoimunes e infecciosas, comuns na terceira idade. Existem também causas genéticas, com membros de uma mesma família com insuficiência, mas é menos comum.
Causas * Doenças que podem alterar a contratilidade ( CONTRAÇÃO ) do coração. A causa mais frequente é a doença aterosclerótica (obstrução das artérias ) do coração. * Doenças que exigem um esforço maior do músculo cardíaco. É o que ocorre na hipertensão arterial ou na estenose (estreitamento) da válvula aórtica Doenças pulmonares como o enfisema * Doenças que aumentam o metabolismo geral do organismo. Um exemplo é o hipertireoidismo, que é um excesso de hormônio de tireoide circulante. * Doenças que podem fazer com que uma quantidade maior de sangue retorne ao coração, como o hipertireoidismo, a anemia severa e as doenças congênitas do coração. * As doenças que diminuem a força de contração do músculo cardíaco, o miocárdio, são as que mais comumente provocam a IC. São exemplos a cardiopatia isquêmica