Cardiopatias
· Anomalia de Ebstein defeito cardíaco caracterizado por acolamento do folheto septal da valva tricúspide, dando a impressão que o folheto se implanta anomalamente mais perto do ápex.
· Atresia tricúspide defeito cardíaco caracterizado pela ausência da valva tricúspide
· Coarctação da Aorta defeito cardíaco caracterizado por estreitamento da aorta, normalmente em sua porção descendente, após a artéria subclávia esquerda.
· Comunicação interatrial (CIA) defeito cardíaco na parede que divide os átrios, caracterizado por uma comunicação ou abertura.
· Comunicação interventricular (CIV) defeito cardíaco na parede que divide os ventrículos, caracterizado por uma comunicação ou abertura.
· Coração univentricular defeito cardíaco caracterizado pela presença de apenas um ventrículo funcionante, ao invés de dois. Um dos ventrículos é rudimentar (atrofiado). Causa cianose, isto é, coloração arroxeada da pele. Correção cirúrgica: Correção cavo-pulmonar tipo cirurgia de Fontan, cirurgia de Glenn.
· Defeito do septo átrio-ventricular (DSAV) defeito cardíaco que se caracteriza por uma grande comunicação entre átrios e ventrículos e valva átrio-ventricular única. Há três formas de apresentação: total (comunicação interatrial+comunicação interventricular+ valva átrioventricular única), parcial (comunicação interatrial + cleft da valva mitral, havendo duas valvas, mitral e tricúspide) e intermediária (comunicação interatrial+comunicação interventricular mínima+ cleft da valva mitral, havendo duas valvas, mitral e tricúspide).
· Dupla via de saída do ventrículo direito (DVSVD) defeito cardíaco