Cardiopatias Cong Nitas
Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração e sistema sanguíneo (artérias, veias e vasos capilares).Dentre elas, as mais comuns e principais causas de morte no mundo são, a angina pectoris (angina do peito), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Aterosclerose e Hipertensão Arterial.
Cardiopatias Congênitas são aquelas desde o nascimento e deve-se a algum erro genético ou a infecções - como rubéola, sofrida pela mãe durante a gravidez.
Doenças das Valvas do Coração
Consistem no funcionamento defeituoso de uma das quatro valvas do coração. Esse defeito pode estar na abertura ou no fechamento da valva.
Doenças do Miocárdio
Defeito no próprio músculo do coração, que se torna enfraquecido, contraindo-se com menos potência e cada vez menos capacidade de ejetar a quantidade de sangue que o organismo necessita. Uma das causas mais freqüentes é a Doença de Chagas.
Infecção no Coração
Quando os agentes infecciosos ( bactérias, vírus, fungos e parasitas) acometem não só o miocárdio com o pericárdio e o endocárdio.
A cardiopatia isquêmica
Inclui as doenças cardíacas desencadeadas pela acumulação de gordura nas paredes de vasos e artérias provocando estreitamento, dificuldade ou obstrução ao sangue de passar. O estreitamento pode originar angina de peito e a obstrução total, enfarte agudo do miocárdio.
Aterosclerose atinge artérias de grande e médio calibre, é desencadeada pelo acumulo de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes internas das artérias. A redução do calibre da artéria provoca diminuição da quantidade de sangue que passa por elas e consequente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial sistólica, podendo também a levar a acidentes vasculares cerebrais e doenças nas artérias coronárias.
Insuficiência cardíaca é uma doença crônica do coração. Este não tem capacidade