cardiologia
Insuficiência cardíaca é o termo médico referente as situações onde o coração não está capacitado a manter as necessidades circulatórias do organismo. É causada por qualquer condição que reduz a eficiência do miocárdio, ou músculo do coração, através de dano ou sobrecarga. Onde o mesmo, é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca. Não é uma doença do coração por si só. É uma incapacidade do coração efetuar suas funções de forma adequada como consequência de outras enfermidades, do próprio coração ou de outros órgãos. Como tal, pode ser causada por uma matriz diversificada como de condições como infarto do miocárdio (em que o músculo cardíaco é privado de oxigênio e morre), hipertensão (o que aumenta a força de contração necessária para bombear o sangue) e amiloidose (em que a proteína é depositada no músculo cardíaco, causando a endurecer).
- Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA):
É um acontecimento súbito e catastrófico de grande risco e que ocorre devido à qualquer situação que torne o coração incapaz de uma ação eficaz.Geralmente a Insuficiência Cardíaca Aguda é consequente a um infarto do miocárdio, ou a uma arritmia severa do coração.Existem ainda as Insuficiências Cardíacas Agudas provocadas por doenças não cardíacas.A Insuficiência Cardíaca Aguda é uma situação grave, exige tratamento médico emergencial, e mesmo assim é, muitas vezes, fatal. Exemplos delas são a hemorragia severa, o traumatismo cerebral grave e o choque elétrico de alta voltagem.
- Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC):
É o estado fisiopatológico em que o coração é incapaz de bombear sangue a uma taxa satisfatória às necessidades dos tecidos metabolizadores, ou pode fazê-lo apenas a partir de uma pressão de enchimento elevada.
A Insuficiência Cardíaca Congestiva pode aparecer de modo agudo mas