Cardiofisio

1398 palavras 6 páginas
FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA CARDIOLÓGICA

Cláudia de Fátima de Meneses
Daniel Moschen

Rio de Janeiro - 2014

INTRODUÇÃO

Segundo a OMS, a reabilitação dos pacientes cardíacos pode ser definida como a soma das atividades necessárias para assegurar as melhores condições físicas, sociais e mentais, de maneira que eles sejam capazes de, por seus próprios esforços, de retomar o mais normalmente possível o seu lugar na comunidade e levar uma vida produtiva.

A fisioterapia cardiológica, atua no paciente clínico e cirúrgico. No pré operatório identifica o paciente de risco e o orienta quanto aos procedimentos que serão efetuados até sua evolução no pós operatório. Devido a reduzida tolerância aos esforços físicos e a baixa eficiência ventilatória, estes serão os principais objetos de trabalho do fisioterapeuta, visando sempre buscar a independência do paciente e evitar complicações no pós operatório.

No paciente clínico, o fisioterapeuta observa as situações que possam comprometer o paciente, e traça uma conduta terapêutica adequada, utilizando técnicas e recursos para que as respostas fisiológicas sejam as mais benéficas possíveis.

A fisioterapia cardiovascular visa à melhora das condições cardíacas e previne comprometimentos muscoesqueléticos e respiratórios.
Diversos estudos comprovam que o exercício físico melhora a capacidade física geral e age especificamente sobre distúrbios fisiológicos presentes em algumas doenças. Prescritas adequadamente podem reduzir a PA de normotensos e hipertensos essenciais.
No pós operatório, quanto mais precoce a atuação do fisioterapeuta, maior é a remoção de secreções brônquicas e reinsuflação de áreas de atelectasias, melhorando a evolução e minimizando as complicações.

PROGRAMA DE FISIOTERAPIA NO PACIENTE CARDÍACO
O que visa
Melhorar as condições pulmonares;
Promover a reabilitação cardiovascular;
Oferecer maior independência física;
Evitar

Relacionados