Cardinalidade
WELLINGTON JOSÉ TENÓRIO
DAVID LAEL
RECIFE
SETEMBRO - 2014
WELLINGTON JOSÉ TENÓRIO
ELEMENTOS BANCO DE DADOS
Trabalho apresentado ao Professor Ciclone Andrade da disciplina Banco de Dados da turma sala 705 , turno manhã do curso de Técnico de Informática.
Faculdade Joaquim Nabuco
Recife - 10/10/2014
SUMÁRIO
Introdução
3
Desenvolvimento do Trabalho
4
Entidades
6
Relacionamentos
7
Cardinalidade
8
Atributo
11
Conclusão
13
Bibliografia
14
INTRODUÇÃO
A utilização de sistemas computadorizados aumentou consideravelmente a quantidade de informação que as empresas possuem, dados estes que vão desde informações sobre seus clientes, como histórico de compras, páginas da web acessadas, e dados da empresa, como controle de estoque, controle do sistema de recursos humanos, financeiro e controle da produção (Leavitt, 2010). Para armazenar esta grande quantidade de informação, é necessário um banco dedados que além de possuir grande capacidade de armazenamento, consiga desempenharsuas funções sem perda de desempenho.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Um Banco de Dados – BD, representa uma coleção de dados que possui algum significado e objetiva atender a um conjunto de usuários. Por exemplo, um catálogo telefônico pode ser considerado um BD. Sendo assim, um BD não necessariamente está informatizado.
Quando resolvemos informatizar um BD, utilizamos um programa especial para realizar essa tarefa. Tal programa é denominado SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Podemos citar como exemplos de SGBDs: SQL Server, Oracle, Firebird, MySQL, Interbase, entre outros. Estes programas em geral são chamados SGBDs relacionais.
Em um SGBD, enxergamos os dados armazenados em