Cardapio para uma criança
O cardápio foi elaborado para atender uma criança de 7 a 10 anos. As referências para formulação desse cardápio foi através do Guia Alimentar para População Brasileira, esse guia foi fundamentado através dos propósitos e diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) e os Objetivos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O cardápio é dividido em seis refeições, sendo elas: café da manha, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O consumo de energia necessário para funcionamento e manutenção da saúde do ser humano sofre variações de acordo com sexo, idade, nível de atividade física e características fisiológicas. Esse cardápio e considerando o padrão saudável brasileiro, com uma recomendação de quantificação diária de 2000/kcal. As calorias são divididas nas 6 refeições de uma maneira proporcional, seguindo as recomendações e de caráter saudável e bem elaborado com os alimentos disponíveis na região e com um caráter gastronômico enriquecendo o cardápio e trazendo o prazer da alimentação para as crianças. Houve uma preocupação na montagem dos pratos, que estes fossem os mais coloridos e visivelmente atraentes para uma criança na faixa etária trabalhada.
João é um menino de 8 anos que mede 1,30 m e esta pesando 40 kg, seu IMC gira em torno de 23,7 ; número que corresponde a suas atividades e hábitos de vida. Sendo seu peso, altura e crescimento estão em um escala normal, sendo considerado saudável para sua idade. Ele estuda em uma instituição de ensino particular, próximo a sua residência, onde todos os dias ele realizada o percurso de ida e volta caminhando. O menino todas as segundas e quartas vai para uma escolinha de futebol.
CARDAPIO, PORÇÕES E CALORIAS
Criança – 7 a 10 anos
Menino de 8 anos, saudável, com 1,30m, 40 kg, residente de Salvador, classe média alta.
Criança em atividade escolar e rotina ativa. Acorda 6:00 da manhã, toma café da manhã 6:30, entra na escola 7:00, tem intervalo