CARCINUCULTURA continental
457 palavras
2 páginas
ApresentaçãoA carcinicultura de água doce, atualmente, pode ser considerada como uma atividade economicamente viável, ecologicamente equilibrada, tecnologicamente desenvolvida, geradora de emprego, importante meio de fixação do homem em áreas rurais e como um promissor aqüinegócio. A carcinicultura comercial no Brasil vem apresentando um rápido crescimento nos últimos anos, sustentada por tecnologias apropriadas à cadeia produtiva, pelos excelentes resultados de produção das fazendas e pela ótima aceitação no mercado consumidor.
Este manual apresenta informações básicas e essenciais sobre a carcinicultura comercial em sistema tradicional. A maioria das informações práticas é fruto das ações desenvolvidas nas pequenas propriedades rurais do Espírito Santo, onde se implantou o cultivo de camarão de água doce, sobretudo pela utilização do camarão da Malásia (Macrobrachium rosenbergii).
Com uma linguagem simples e direta este manual pode ser facilmente utilizado por técnicos, estudantes, produtores rurais e investidores em geral. Este é apenas um veículo de informação, atualização e estimulo à atividade de carcinicultura. É importante ressaltar que para a implantação de cultivos comerciais se faz necessário uma assistência técnica, por pessoal capacitado para que se obtenham resultados financeiros satisfatórios.
1.0 - INTRODUÇÃO
A criação de camarão da Malásia é uma atividade relativamente nova no Brasil. As primeiras experiências com cultivo comercial foram feitas em 1978 pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária, com pós-larvas importada do Hawai.
O cultivo dessa espécie de camarão desponta hoje como uma excelente alternativa econômica para pequenos e médios produtores rural.
Aplicando-se as modernas tecnologias de manejo disponíveis no mercado, consegue-se chegar a altos índices de produtividade, garantindo, desta forma, um rápido retorno dos investimentos realizados.
Atualmente, o camarão de água doce vem sendo cultivado nos estados litorâneos,