Carcinogenese
A palavra carcinogênese é derivada do grego, língua na qual karkinos significa câncer e genesis significa produção ou origem, portanto é o termo utilizado para produção de carcinoma. Já carcinogenicidade se refere ao poder, habilidade ou tendência para produzir câncer. Carcinogenese ou oncogênese são termos que designam o processo de desenvolvimento de uma neoplasia, desde alterações mais precoces no DNA, que ocorrem em uma célula ou em um pequeno grupo de células, até a formação de um tumor, que pode destruir o organismo hospedeiro.
O desenvolvimento neoplásico caracteriza-se por modificações progressivas da fisiologia da célula, com alterações de sua capacidade de proliferação, diferenciação, sobrevida e interação com o meio ambiente extracelular, é um processo dinâmico, que evolui em múltiplas etapas.
O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles:
Estágio de iniciação
É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.
Estágio de promoção
É o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o