carbonatação do concreto
Isabele Lima Silva
Renata Muller
RESUMO
O concreto é um de grande relevância para a engenharia civil nos dias de hoje, por a sua resistência e por sua vida útil pré-estabelecida,mas em alguns casos apresentam-se degradação antes do prazo determinado causados por diversos fatores intervenientes e nesta pesquisa apresentou-se umas das mais comuns manifestações patologias que compromete a qualidade deste produto, alem de apresentar a importância do uso do esclerômetro (ensaios não destrutivos) para a avaliação mecânica do concreto.
1 INTRODUÇÃO
O concreto é o material de construção mais empregado do mundo e em relação a consumo este produto só fica atrás da água , é tido como um material resistente , de grande durabilidade e de baixo custo, porem essas características podem ser afetadas quando nele se suguem manifestações patológicas.
As manifestações patológicas podem surgir de varias maneiras e uma vez afetado por algumas reduz a vida útil do produto, sugue a necessidade de realizar reparos, recuperações, fazendo com que aumente o custo de manutenção, com isso entidades de normalização promoveram alterações em suas normas demonstrando preocupação com a durabilidade de construções. É o caso da norma 6118.2003 da NBR que alem de alterações nos aspectos de dimensionamentos, introduziu de maneira mais consistente uma grande preocupação com a durabilidade, inserindo parâmetros de projeto que tendem a minimizar a incidência de patologias nas estruturas de concreto armado.
Na pratica os parâmetros utilizados para para a produção desse produto estão muitos longes do que esta determinado pela norma , resultando com que essas patologias apareçam como a corrosão em armadura que é a principal parte de da estrutura em ma edificação . Essa corrosão é causada pela carbonatação do concreto fenômeno ocasionado pela perda da