Carboidratos
Os carboidratos da dieta são principalmente o amido, a lactose ( açúcar do leite), a sacarose (açúcar da cana- de- açúcar ou da beterraba) e a glicose ( dextrose ou açúcar do sangue). (Rex Montgomery 1994)
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra. Eles tem função geradora de energia, sendo a primeira fonte de energia utilizada pelo nosso corpo, função de sustentação e função estrutural, pois ajuda na formação das estruturas do nosso organismo. São classificados em três grupos: Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos podem ter na sua composição de três a sete moléculas de carbono, sua fórmula básica é (CH2O)n. Alguns exemplos de monossacarídeos são a glicose, fonte básica de energia pro organismo, a galactose, frutose, ribose e desoxirribose.
Os oligossacarídeos são resultado da união de algumas moléculas de monossacarídeos e é caracterizado pela pequena quantidade de açúcar. São formados por até dez monossacarídeos, e dentro deste grupo há outro formado por apenas dois monossacarídeos que são os chamados dissacarídeos. Por exemplo a sacarose, a lactose e a maltose.
Os monossacarídeos simples ligam-se uns aos outros por ligações glicosídicas; dois monossacarídeos reunidos por tal ligação formam um dissacarídeo, como por exemplo a lactose: (Rex Montgomery 1994)
Lactose (http://www.scienceofcooking.com/lactose_intolerance.htm)
Os polissacarídeos são caracterizados pela maior quantidade de açúcar, e é a união de mais de dez monossacarídeos. Exemplos: o glicogênio de origem animal que é uma fonte de reserva de carboidrato pro nosso organismo, o amido, de origem animal que é a fonte de reserva de energia das plantas e a celulose, que é um carboidrato importante para a formação da parede celular das plantas.
A adição de um terceiro monossacarídeo forma um trissacarídeo e assim por diante, até que sejam formados os polímeros de alto