Carboidratos
Os carboidratos são as peças fundamentais no que diz respeito à energia, no corpo humano. Não não as únicas, mas as principais fontes de energia para nosso corpo. Também conhecidos como glicídios, hidratos de carbono ou mesmo açúcares, os carboidratos podem ser encontrados, principalmente, no arroz, farinha, pães, bolos, biscoitos, massas e batatas, para citar os alimentos mais comuns na nossa alimentação.
-Os carboidratos estão dividos, didaticamente, em: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
O prefixo mono se refere a um, ou seja, monossacarídeos são aqueles carboidratos formados por apenas uma molécula, não podendo ser degradados. Como exemplo temos a famosa glicose, a frutose e a galactose.
O prefixo oligo, de um modo geral, pode ser entendido como alguns. Nesse caso, temos que os oligossacarídeos são carboidratos formados pela união de alguns monossacarídeos entre si, normalmente não mais do que dez. Os principais exemplos são a maltose, formada pela união de duas glicoses; a sacarose, formada pela união de uma glicose com uma frutose; e a lactose, formada pela união de uma glicose com uma glactose.
Por fim, o prefixo poli se refere a muitos, portanto, os polissacarídeos são aqueles carboidratos formados pela união de vários monossacarídeos entre si. Costumam ser chamados de polímeros (biopolímeros, no caso) por serem componentes formados por várias unidades, chamadas monômeros. Os polissacarídeos mais famosos são polímeros que possuem apenas a glicose como monômero. As ligações entre as moléculas e o número de moléculas é o que difere um do outro.