carboidratos
1- O que são carboidratos?
Os carboidratos (ou hidrato de carbono) são as macromoléculas mais abundantes na natureza, os ‘combustíveis da vida’, também conhecidos como glicídios ou açúcares, são moléculas constituintes dos seres vivos, assim como proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. A análise da glicose revelou sua fórmula química básica – CH2O, que apresenta a proporção de um átomo de carbono para uma molécula de água.
2- Quais os compostos que a pesquisa tem apontado como substitutos para a heparina?
O açúcar que as pessoas põem no café, as fibras de uma folha de papel e o principal constituinte da carapaça de um besouro são substâncias que pertencem ao mesmo grupo: os carboidratos. Substâncias desse grupo extraídas de ouriços-do-mar apresentam propriedades que as apontam como candidatos os substitutos da heparina
3- Quais são os sinominos dos carboidratos?
Não consegui
4- A historia dos carboidratos está associado a seu efeito adoçante, mas hoje sabemos que a maioria desses compostos não apresenta essa propriedade. Quais as funções dos carboidratos no organismo?
Eles armazenam a energia nos seres vivos, na forma de amido e glicogênio (outro polissacarídeo), e a liberam para as reações metabólicas quando são degradados (em especial a glicose). Atuam ainda como doadores de carbono para a síntese de outros constituintes das células. São os principais produtos da fotossíntese, processo em que a energia solar é transformada em energia química pelas plantas e depois transferida, através da cadeia alimentar, para os animais.
5- Como podem ser classificados os carboidratos?
Em monossacarídeos podem ter de três a sete átomos de carbono, e os mais conhecidos – glicose, frutose galactose – têm seis. Os monossacarídeos, principalmente as hexoses, podem se unir em cadeia, formando desde dissacarídeos (com duas unidades, como a sacarose, que une uma frutose e uma glicose) até polissacarídeos (com grande número de