Carboidratos
Carboidratos, hidratos de carbono, glicídios ou glúcides: Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza. São formados pelo C, H e O, embora certos carboidratos como a quitina possuam N em sua composição. Eles possuem no mínimo 3 C e geralmente apresentam a hidroxila, -OH, com exceção dos aldeídos e cetonas. (DESENHO DO LIVRO)
Constituem ¾ da massa seca de todas as plantas (grãos, verduras, hortaliças), pois são os principais produtos produzidos pelas plantas na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar.
Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior frequência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose.
Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos.
Monossacarídeos= ou oses, são os mais simples possíveis (monômeros) e não podem ser hidrolisados (não se quebram com o acréscimo de água). São classificados de acordo com os carbonos:
Trioses: 3C
Tetrose: 4C
Pentose: 5C
Hexose: 6C
Heptose: 7C
Oligossacarídeos ou dissacarídeos= são formados de 2 a 10 monossacarídeos através de ligações glicosídicas. Podem ser hidrolisados e quando isso ocorre formam monossacarídeos. São solúveis em água. Os dissacarídeos se localizam dentro dos oligossacarídeos e são formados por 2 monossacarídeos.
Polissacarídeos= ou glicanos são formados por longas cadeias de unidades de monossacarídeos unidas entre si por ligações glicosídicas. São macromoléculas que podem chegar (em alguns casos) a milhões. Não são solúveis em água e não tem sabor adocicado. Polissacarídeos