Carboidratos s o ruins
Carboidratos e performance
Um estudo conduzido por pesquisadores gregos comparou a distância percorrida por jogadores de futebol após passarem por 3,5 dias de uma dieta rica (8g/kg) ou pobre (3g/kg) em carboidratos, ambas com a mesma quantidade de calorias. Para testar a se a ingestão de carboidratos influenciaria no desempenho dos jogadores, foram analisadas duas partidas, alternando as dietas de cada time a cada jogo.
Os resultados demonstraram que a distância coberta na partida por todos os jogadores foi maior durante as dietas ricas em carboidratos (média de 9,38 vs 8,08 km) e, ainda mais importante, os times que seguiam as dietas ricas em carboidratos sempre ganhavam a partida!
Os autores observam que é importante selecionar adequadamente o tipo de carboidratos a ser ingerido, evitando os de índice glicêmico alto, e que também deve-se ter cautela para não se adotar uma ingestão excessiva de carboidratos por muito tempo. A dica deles é que mantenha a dieta em 5-7g de carboidratos por quilo de massa corporal e se suba a ingestão apenas antes das partidas mais importantes.
Os resultados são importantes não apenas para quem trabalha ou joga futebol, mas sim para todos os envolvidos com atividades que exigem esforços repetidos de intensidade moderada a alta, seja um aluno de academias, seja um "atleta" de final de semana.
Existem diversas possibilidades e opções de dietas, é importante compreender os efeitos e repercussões de cada uma, para saber aplica-las adequadamente.
É, acho que vou ali levar uns carbospro pessoal do meu time... eles estão precisando!
PS: Os colegas que me acompanham devem estar achando que estou querendo dar um nó em suas cabeças. Há pouco falei dos perigos das dietas que cortam carboidratos, depois falei que carboidratos de alto índice glicêmico são ruins, agora falo que os carboidratos são importantes para performance. Há contradição? Não, de forma alguma, o que devemos ter em mente é que não existem