CARBOIDRATOS EM ALIMENTOS
Os carboidratos são sintetizados na natureza pelas plantas, através do processo de fotossíntese, a partir do dióxido de carbono e água. Com ajuda da energia solar, os vegetais verdes tomam o anidro carbônico da atmosfera e a água do solo, produzindo carboidratos, através da seguinte reação:
CO2 + H2O 6 HCHO + O2
A função da clorofila é unir-se ao Carbono e catalizar a reação. 2 – FUNÇÕES:
No momento em que você está lendo estas linhas e procurando entender o seu conteúdo, suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a energia que foi liberada a partir da oxidação de moléculas de um carboidrato chamado glicose.
São fáceis combustíveis energéticos de que os animais necessitam para desenvolver seus movimentos. Representam 80% do total calórico utilizado pela humanidade (75 - 80 % deste valor é representado pelo amido). Nos EUA, do total calórico, 46% é representado pelos CHO (47% de amido e 52% pela sacarose), 42% de lipídios e 12% de proteínas.
CHO complexos devem ser hidrolizados a CHO simples para serem absorvidos pelo organismo.
Fornece calor para regular temperatura corporal;
CHO são essenciais para a completa oxidação das gorduras do corpo. Se ausentes há acúmulo de ácidos (acidose) provenientes do metabolismo intermediário das gorduras, sendo, portanto antiácidos;
São utilizadas como alimentos (substrato) da flora microbiana sintetizadora de diversas vitaminas;
São responsáveis pela reação de escurecimento em muitos alimentos, possui propriedades reológicas na maioria dos alimentos de origem vegetal (polissacarídeos), podem ser utilizados como adoçantes naturais e são utilizados como matéria-prima para alimentos fermentados.
Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e