Carboidratos completos
Na versão integral, estes alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que se demore a sentir apetite novamente.
Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental. Devemos ter controle da porção ingerida, claro, pois o carboidrato quando consumido em excesso armazena-se sob a forma de gorduras. Assim para a preservação da saúde, nutrientes como os carboidratos devem estar presentes na dieta pela sua eficiência em fornecer a energia necessária aos processos metabólicos, responsáveis pela manutenção da vida.O que são carboidratos simples? São mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em frutas e sucos, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das celulas de gordura e músculos . Essa liberação de insulina previne que o corpo utiliza a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
O que são carboidratos complexos? São mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão… Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas, ou o feitiço acaba virando contra o feiticeiro!
Alguns Carboidratos Complexos que você deve ter na sua alimentação diariamente:
Arroz Integral: O arroz