Carambola
Alexsandra Frazão de Andrade1 e Thayse Amanda Farias Cabral1
Introdução A caramboleira (Averrhoa carambola L.) é uma planta pertencente à família Oxalidaceae originária da Ásia e típica das regiões tropicais de ambos os hemisférios. É uma planta exótica, cultivada por quase todo o Brasil, com exceção das zonas mais frias (Oliveira et al.,1989). É considerada como fruteira com potencial de exploração, devido ao rápido desenvolvimento, à alta produtividade, à existência de variedades doces, à possibilidade de contornar fatores limitantes ao cultivo, à baixa exigência quanto aos tratos culturais (solo, adubação, tratamentos fitossanitários, controle de plantas daninhas e outros) e ao fato de produzir frutos com aparência e sabor únicos (Bastos et al, 2004). Trabalhos de marketing, apresentação, degustação e forma de consumo dos frutos, aliados à sua forma atrativa, promoveram e conquistaram os consumidores do mundo (Sauco et al., 1993). Na última década, em função da diversificação e do interesse crescente por frutas exóticas, surgiram plantios comerciais no Estado de São Paulo, os quais vêm, cada vez mais, se expandindo. A carambola pode ser consumida in natura, forma em que vem tendo destaque, ou usada na fabricação de compotas ou geléias, mas ainda em estágio artesanal (Donadio et al., 2001). O objetivo do presente trabalho foi descrever as características da espécie Averrhoa carambola L. de modo que se ter melhores detalhes sobre a mesma.
Material e métodos O presente trabalho teve suas coletas conduzidas no município de Paulista situado no estado de Pernambuco. Utilizando pinça, lupa e gilete para observação melhor de suas estruturas no laboratório de botânica na UFRPE.
Resultados e Discussão A caramboleira apresenta raiz embrionária, coloração dos ramos, caule- aclorofilado, folha composta, flor e fruto. O caule é lenhoso com forma