caralho porra
O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP), consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo. Este sistema recebe informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir. Seu objetivo é transformar tais informações em ordens de fabricação.
Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e dos recursos, a sequência da programação dos produtos e reduzir os tempos de setup das máquinas.
No longo prazo, é necessário para que a empresa forneça o conjunto apropriado de capacidade de tecnologia, recursos humanos e localização para atender as necessidades futuras da organização.
No médio prazo, o problema fundamental é combinar suprimentos e demanda em termos de volume e produto.
No curto prazo, a programação de recursos faz-se necessária para atender às necessidades da produção. Enquanto as atividades diárias são realizadas, o sistema deve acompanhar a utilização de recursos e os resultados da execução das tarefas para relatar o consumo de materiais.
Fluxos de Informações e PCP
Programação Da Produção
Em sistemas produtivos de bens, as ordens de produção são envidas para o espaço fabril com as respectivas datas de entrega e planos de processo (inclui informação como as sequências de fabrico, que máquinas utilizar, tempos de processamento, etc.). Essas ordens tem de ser processadas nos postos de trabalho nas sequências previstas. O processamento das ordens é muitas vezes atrasado porque os postos de trabalho estão ocupados ou porque entretanto chegaram ordens de fabrico com maior prioridade. Há também o problema das avarias inesperadas de máquinas que podem por em causa o cumprimento dos programas. Outros