Caractéris do simbolismo
O parnaso legou aos simbolistas a paixão do efeito estético. Mais os novos poetas buscavam algo mais: transcender os seus mestres para reconquistar o o sentimento de totalidade que parecia perdido desde a crise do romantismo.
Visto á luz da cultura européia, o simbolismo reage as correntes analiticas dos meados dos século, assim como o romantismo reagira á ilustração triunfante em 89. Na cultura ocidental, apartir das revoluções burguesas da inglaterra e da frança, os grupos que se achavam na ponta de lança do processo foram perdendo a vivência religiosa das símbolos e fixando-se na imanência dos dados cientificos ou no prestígio dos esquemas filosóficos: empirismo,sensismo,materialismo e positivismo.
Com a crise do século XIX, quando a segunda revolução industrial, já de indole abertamente capitalista,traz a luz novos correlatos ideológicos:cientismo,determinismo,realismo “impessoal”.
O simbolismo surge nesse contexto como um sucedâneo, para uso de intelectuais , das religiões positivas ; a liturgia, que nestas é a pratica concreta e diária das relações entre a natureza e a graça , nele reaparece em termos de analogias sensórias e espirituais, as “corrêspondecias” de que falava baudelalaire.
Trecho da correspondencia de baudelaire:
E, em tom oposto, mas reafirmando a coesão última de todos os seres, a voz do nosso Cruz e Souza:
Tudo na mesma ansiedade gira, rola no espaço,dentre a luz suspira e chora,chora,amargamente chora...
Tudo nos turbilhões da imensidade se confunde na trágica ansiedade que almas,estrelasamplidões devora
(Últimos sonetos__”ansiedade”)
O malogro do simbolismo,como visão do mundo,foi sensível em toda parte .Mas, despojado das suas ambições de abraçar a totalidade do real , oque restou dele? Um modo de entender e fazer poesia , isto é , aquela face estetizante do moviemento que lembra de perto o parnasianismo, a arte pela arte. Há