CARACTERÍSTICAS E RECOMENDAÇÕES DE CCA PARA IMPREGNAÇÃO DA MADEIRA EM AUTOCLAVE
INTRODUÇÃO: A preservação de madeiras, da forma como ela é praticada hoje, consiste da impregnação da madeira com substancias tóxicas aos organismos xilófagos, a fim de que estes não possam mais utilizá-la como alimento para sua sobrevivência e multiplicação.
Entretanto, até hoje não se descobriu um preservativo para madeira que seja altamente tóxico aos organismos xilófagos e completamente inócuos para os outros animais. As substancias de baixa toxidez aos animais de sangue quente, apresentam também baixa eficiência como preservativos para madeira e as que apresentam boa eficiência como preservativos, apresentam também um certo grau de toxidez ao ser humano e outros animais.
Diante desse quadro, o preservativo deve apresentar um compromisso entre eficiência e segurança. Ele deve ser eficiente mas, ao mesmo tempo, deve apresentar o menor risco possível para quem o manipula, a madeira tratada com o mesmo, e principalmente para quem utiliza essa madeira.
Os preservativos CCA são uma família de produtos que apresentam um compromisso satisfatório entre eficiência, durabilidade e segurança e, por essa razão, é hoje o preservativo para madeira mais utilizado no mundo.
Nos dias atuais, há uma preocupação cada vez maior com o risco que a preservação de madeiras possa representar para o meio ambiente, pessoas, animais e plantas. Com freqüência, temos sido inquiridos por engenheiros, técnicos, compradores e usuários, sobre os perigos que os preservativos e as madeiras tratadas com os mesmos poderiam representar para quem os utiliza e as madeiras tratadas com os mesmos. O QUE É CCA:
A sigla CCA significa 'Chromated Copper Arsenate'. Em português ficou 'Arseniato de Cobre Cromatado' . Porém a sigla CCA permaneceu e tornou-se popular.
O registro mais antigo que possuímos sobre o uso de CCA como preservativo para madeira é o pedido de patente n. 720.248,